Extracurricular

Home - Extracurricular

Em articulação com outros profissionais e instituições, o Colégio oferece, ainda, um conjunto de atividades de enriquecimento curricular, de frequência facultativa, que se desenvolvem, algumas no intervalo do almoço, outras no final dos tempos letivos.

No início de cada ano escolar é apresentado um conjunto alargado de propostas, funcionando apenas aquelas que reúnem um número mínimo de alunos que justifiquem o seu funcionamento.

A prática desportiva, para além de um dever decorrente do quadro normativo vigente no sistema de ensino, constitui um instrumento de grande relevo e utilidade no combate ao insucesso escolar e de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Complementarmente, o Desporto Escolar promove estilos de vida saudáveis que contribuem para a formação equilibrada dos alunos e permitem o desenvolvimento da prática desportiva.

O Desporto Escolar visa especificamente a promoção da saúde e condição física, a aquisição de hábitos e condutas motoras e o entendimento do desporto como fator de cultura, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, devendo ser fomentada a sua gestão pelos estudantes praticantes, salvaguardando-se a orientação por profissionais qualificados.

O Desporto Escolar inclui várias modalidades desportivas de caráter coletivo, que vão de encontro à pretensão dos nossos alunos. A atividade externa implica a realização de treinos semanais e a participação em quadros competitivos com a realização de jogos com equipas de outras escolas. No presente ano letivo as modalidades desportivas disponíveis são:

● Futsal;

● Voleibol.

Com a intenção de oferecer aos alunos do ensino básico Atividades de Complemento Curricular que reforcem as competências gerais, o Colégio criou clubes de participação facultativa e de natureza lúdica e cultural os quais abrangem os domínios artístico, científico e tecnológico.

Dança

Espaço onde os alunos podem desenvolver a criatividade, a perceção corporal, bem como partilhar experiências através do “discurso” do corpo, numa perspetiva individual ou de relacionamento com o outro. O aluno procura sintonizar-se com os sons resultantes da música de forma a transmitir, através dos movimentos improvisados ou coreografados, as emoções que a música provoca.

Programação e robótica

O Clube de Programação e Robótica pretende fomentar o interesse pela ciência e tecnologia, nas áreas da computação, eletrónica e mecânica para futuras atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, isto é explorar sistemas pré-montados (sentir), pesquisar (planear), construção de novos (executar).

Basquetebol

O Clube de Ténis pretende incentivar a prática desportiva desta modalidade, numa componente não só lúdica mas também competitiva, o que possibilita a criação de um modelo capaz de desenvolver nos alunos aptidões físicas e mentais, tornando-os aptos para o desporto e para a vida.

Canto Coral

O Grupo Coral tem como objetivo principal incentivar os alunos a colocarem os seus dons ao serviço da comunidade escolar, participando de uma forma mais ativa nas celebrações e atividades realizadas dentro e fora do colégio, tendo sempre como base valores fundamentais como a partilha, o respeito, a dedicação e o amor em cada pequeno ensaio ou grande atuação.

Natureza

O clube da Natureza visa proporcionar aos alunos do Colégio um tempo e um espaço para desenvolver o conhecimento do meio natural, motivar para o estudo na área científica, promover o respeito pela natureza e fomentar comportamentos ecológicos. As atividades realizadas no clube são principalmente práticas e experienciais, contando com atividades na sala do clube e na quinta do colégio. Também são propostas atividades em algum fim-de-semana para realizar visitas de campo.

 

A Sala de Estudo do Colégio La Salle é uma atividade de complemento curricular que proporciona aos alunos do Colégio e outros, uma resposta ocupacional ajustada ao seu horário e ao horário laboral dos pais e encarregados de educação.

A Sala de Estudo permite: o acompanhamento dos alunos na realização dos trabalhos de casa; o aperfeiçoamento/desenvolvimento de métodos de estudo; a preparação efetiva dos momentos de avaliação.

Aa atividades desenvolvem-se todos os dias da semana, após o horário escolar, com grupos reduzidos de alunos, que são acompanhados por um ou dois professores licenciados, com experiência.

A Sala de Estudo será coordenada por um docente que, conjuntamente com outros professores  planificará as diversas atividades e coordenará todo o projeto.

 

A Biblioteca do Colégio La Salle deverá ser entendida como um centro de recursos multimédia de livre acesso, destinado à consulta e à produção de conteúdos em diferentes suportes. Deverá, também, constituir-se como um centro onde decorrem várias iniciativas, inseridas na vida pedagógica do Colégio que promovem o currículo desenvolvido nas várias áreas disciplinares, se possível, fomentando a abertura à comunidade local.

De acordo com estes princípios, a Biblioteca Escolar deve constituir-se como um núcleo da organização pedagógica vocacionado para as atividades culturais e para a informação tendo em vista realizar, entre outros, os seguintes objetivos:

  • Tornar possível a plena utilização dos recursos pedagógicos;
  • Favorecer a constituição de conjuntos documentais, organizados em função de diferentes temas;
  • Desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados, na consulta, no tratamento e produção de informação, tais como: selecionar, analisar e utilizar documentos;
  • Desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo;
  • Estimular nos alunos o prazer de ler e o interesse pela cultura nacional e internacional;
  • Associar a leitura, os livros e a frequência de bibliotecas à ocupação lúdica dos tempos livres.

A Biblioteca Escolar funcionará diariamente, nos períodos mais alargados de pausa das atividades letivas e assinalados no quadro seguinte, aberta a todos os alunos e supervisionada por um docente.