2º Ciclo

Home - 2º Ciclo

Este é o momento em que os nossos alunos tomam contacto, pela primeira vez, com o nosso Colégio. Sendo certo que, alguns deles, já participaram em algumas atividades que dinamizamos é a partir deste momento que surge o contacto com uma equipa alargada de professores, marcado por muitas novidades derivada da chegada a um novo ciclo de ensino.

As novas disciplinas e a variedade de professores implicam um reajuste do trabalho desenvolvido até aqui. Novas responsabilidades são assumidas procurando o desenvolvimento da autonomia e do trabalho, ainda, mais sistemático. Para tal, é introduzido no primeiro ano um tempo semanal de Orientação Escolar de forma a favorecer a transição do 1º para o 2º ciclo e um outro, de Cidadania e Desenvolvimento, que facilita a proximidade entre o Diretor de Turma e o aluno permitindo um acompanhamento mais individualizado, criterioso e atento às necessidades de cada aluno. O contacto com uma segunda língua estrangeira é, além do inglês já abordado no 1º ciclo, outras das experiências novas para os alunos.

É aqui que, também, vão encontrar novas atividades inovadoras – como a Aprendizagem Cooperativa ou o Projeto de Interioridade HARA – que complementam o desenvolvimento das competências trabalhadas nas disciplinas da Matriz Curricular do 2º ciclo e permitem aos alunos desenvolver as suas capacidades e aptidões em função das suas preferências.

O Apoio ao Estudo é uma oferta da escola para os alunos do ensino básico (ao abrigo do Decreto Lei 55/2018) que tem como objetivo a dinamização de momentos de apoio à aprendizagem dos alunos, destinados na nossa escola às disciplinas de Português e Matemática, consideradas as disciplinas estruturantes do ensino básico. Assenta numa metodologia de integração das aprendizagens de várias componentes de currículo. 

As atividades letivas iniciam-se às 8h20 e terminam às 16:50.

Matriz Curricular 2º ciclo (PDF)