Sobre Nós

Home - Sobre Nós

La Salle — História e Identidade em Barcelos

O Colégio La Salle de Barcelos teve as suas origens no ano de 1952, altura em que a Congregação dos Irmãos de La Salle adquiriram a “Quinta do Galo” localizada, na Rua Irmãos de La Salle, em Barcelinhos. A 3 de setembro desse mesmo ano, formava-se, então, a primeira comunidade de Irmãos de La Salle nesta região que tinha como principal objetivo a formação de jovens que pretendiam preparar-se para futuros irmãos.

Em meados da década de 70 amadureceu a ideia de transformar o Colégio La Salle numa escola aberta a todos, com um Projeto Educativo que visa unir a formação cultural à formação humana e cristã contribuindo, assim, para a educação de jovens que virão a desempenhar papéis preponderantes na sociedade do futuro.

Missão

Educação humana e cristã das crianças e jovens, com uma sensibilidade especial para aqueles que mais necessitam. 

Visão

Apostamos numa educação integral que vai além do conhecimento, fomentando uma sociedade mais justa e fraterna.

Valores

Responsabilidade, criatividade, convivência, justiça, interioridade e transcendência. 

O Colégio La Salle é uma escola do Ensino Particular e Cooperativo com Autonomia Pedagógica.

A equipa educativa responsável pela educação e formação dos alunos do Colégio La Salle é constituída por profissionais experientes que, aos seus conhecimentos, competências e saberes, associa uma diversidade de estratégias educativas baseadas em inovações pedagógicas não descurando a importância dos valores e dos afetos na estruturação da personalidade. Assim, através da conjugação destes fatores, criamos as condições necessárias para que os alunos concretizem os seus projetos pessoais e profissionais e se preparem para uma sociedade cada vez mais exigente.

La Salle — No Mundo

Desde que João Batista de La Salle faleceu em 1719, a sua obra expandiu-se progressivamente por todos os continentes, nos quais sempre foi pioneira em oferecer soluções às necessidades educativas de cada país.

As cinquenta e oito escolas abertas nesse primeiro momento converteram-se nos atuais mil Centros Educativos. Neles trabalham em prol da educação, para além dos 4110 Irmãos, em 77 países, cerca de 100.000 Educadores e colaboradores, distribuídos por 82 nações de toda a geografia mundial (23 em África, 22 na América, 16 na Ásia, 18 na Europa e 3 na Oceania).

Desde sempre que o Instituto Lassalista procurou desenvolver formas educativas adaptadas às exigências de cada momento histórico imprimindo-lhes o seu cunho pessoal de formação de qualidade, quer ao nível dos conhecimentos, quer ao nível da formação integral do ser humano. Assim sendo, esta Obra procura manter vivo o carisma do seu Fundador em todo o tipo de ensino, agregando, na sua globalidade, mais de um milhão e trinta e oito mil discentes.

Os Centros Educativos La Salle agrupam-se em Redes. No nosso caso fazemos parte do Distrito ARLEP (Agrupamento Regional Lassalista de Espanha e Portugal) e pertencemos ao Setor de Valladolid, constituído por 19 Centros Educativos e Comunidades Lassalistas de Portugal e do Noroeste de Espanha (Galiza, Astúrias, Cantábria e Castela e Leão).