Encontro de professores novos

Encontro de professores novos

No âmbito do programa de formação inicial, os novos professores de La Salle Noroeste participaram num enriquecedor encontro, nos dias 23 e 24 de maio, em Santiago de Compostela e Portugal (Barcelos e Braga). Este evento, centrado no projeto evangelizador dos Centros La Salle do Distrito ARLEP, teve como objetivo reforçar a coesão e o desenvolvimento profissional dos educadores.

O dia 23 de maio começou com o pequeno-almoço às 8:00, seguido do acolhimento oficial às 8:30. Às 9:00, os professores partiram de autocarro para o Colégio de São Caetano, em Braga, onde foram recebidos às 10:30 (hora local). Durante a manhã, foi-lhes feita uma visita guiada às instalações do colégio, seguida de uma visita cultural à cidade histórica de Braga.

Às 15:00, os participantes deslocaram-se para o Colégio La Salle, em Barcelos, para almoçar e visitar a escola. O dia incluiu uma apresentação, às 18h00, sobre pastoral educativa, com partilha de experiências concretas de evangelização em ambiente escolar. O regresso a Santiago culminou com um jantar especial, às 21h30, no Colégio La Salle Santiago.

No dia 24 de maio, o encontro prosseguiu com um pequeno-almoço às 8:00 e um acolhimento às 8:45. Às 9h30, os professores dividiram-se em três grupos para diversas actividades: visitas aos colégios La Salle Santiago e La Salle La Inmaculada, e uma visita pastoral à cidade de Santiago. Estas actividades foram alternadas entre os grupos durante a manhã.

Depois do almoço, às 15 horas, realizou-se uma mesa redonda com a comunidade Parménia, onde se abordou a importância de uma comunidade ativa nas escolas de La Salle. Durante a tarde, houve explicações e workshops sobre o plano de evangelização pastoral, permitindo aos professores escolher entre três realidades pastorais diferentes.

O encontro terminou com uma Eucaristia às 20h00 e um jantar de despedida às 21h15. Este evento não só proporcionou uma imersão profunda na missão e nos valores de De La Salle, como também reforçou o sentido de comunidade entre os novos educadores.