Semana da Leitura

Semana da Leitura

A Semana da Leitura do Colégio La Salle é vivida pelos alunos desta família há já várias décadas. Fomos uma das primeiras instituições de ensino nacionais a organizar esta semana temática, indo de encontro a uma planificação internacional lassalista assente no Projeto Leitor.
Ano após ano, muitos foram aqueles que puderam ter contacto com esta motivação extra para a leitura, cujos benefícios são por demais conhecidos. Expandir o vocabulário, ajudar a escrever melhor, aumentar a concentração, fazer companhia, melhorar a memória, estimular o conhecimento e a criatividade ou ajudar a construir amizades são apenas alguns desses benefícios…
Muitos foram os que este ano tão atípico ajudaram o Departamento de Línguas a passar esta mensagem das mais diferentes formas, procurando-se sempre implicar representantes de toda a comunidade educativa do Colégio La Salle. Aqui queremos deixar um agradecimento especial a todos eles, permitindo-nos individualizar aqueles que nos proporcionaram sessões virtuais com todos os alunos, do 5º ao 12º ano, como a escritora Conceição Beirão Carvalho, o escritor Mário Carvalho, o professor/escritor David Macedo e o cineasta Carlos Araújo em convénio com o Município de Barcelos.
Recordamos aqui também com carinho todos os que nos brindaram com excelentes testemunhos em vídeo, partilhados ao longo da semana através das nossas redes sociais, como os alunos Ruben Durães e Inês Maio, os pais e avós Teresa Finisterra, Joana Matos, Ricardo Cibrão, Margarida e Horácio Barra, as nossas colaboradoras Florinda Coelho e Marisa Miranda, o Irmão de La Salle Luís Miguel e os professores Joel Figueiras e Luísa Vieira.
Conhecer novas histórias, novas personagens, viajar e sonhar devem ser motivações diárias para todos nós, de forma a almejarmos retirar prazer destes conjuntos de folhas impressas, interligadas entre si e encapadas a que chamamos “Livros”.
Lê, pois os livros são sonhos que podemos segurar com as mãos!