O ténis é um desporto que se pratica com raquetes e uma bola pequena. Pode ser jogado por dois indivíduos (um contra o outro) ou dois pares (duas pessoas contra outras duas). O objectivo é bater na bola para que passe acima da rede que divide o campo em metade, na tentativa de o adversário não a conseguir apanhar e devolver.

Crê-se que o ténis tenha surgido no século XII em território francês. Nas primeiras versões do jogo, a bola era lançada com as mãos. A partir do século XVI, passou-se a usar raquetes.

Um jogo começa com o lanço de um dos jogadores. Deve atirar a bola para que faça ricochete num quadrado que se encontra em diagonal, no lado do campo que ocupa o seu rival. A partir daí, ambos os jogadores têm que passar a bola acima da altura da rede do lado alternativo. Sempre que um jogador não a consegue devolver para o outro lado, o seu rival soma um ponto.

A pontuação nesta modalidade é dividida em pontos, jogos (games) e sets. Ao somar quatro pontos, obtêm-se um jogo. Esses pontos são contados sucessivamente da seguinte maneira: 15, 30, 40 e game. No caso de os competidores empatarem aos 40, terão de ganhar dois pontos consecutivos para ficar com o game. Depois, quando um jogador vence seis jogos, obtém um set. O vencedor da partida é aquele que ganha dois ou três sets, consoante as características do torneio.

A Associação de Tenistas Profissionais (organização conhecida como ATP) é o organismo mais importante do ténis profissional masculino. A entidade organiza um torneio mundial (o ATP Tour) que leva os jogadores a competirem em diferentes países, somando pontos para um ranking (o ranking da ATP). No caso das mulheres, o organismo que rege o ténis é a WTA.

Ténis – masculino e feminino – (alunos nascidos de 2004 a 2008)

Professor Responsável: Carlos Ferreira

Horário dos Treinos – quarta-feira das 15h00 às 16h30

Lema do ano
Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.