O Projeto Educativo (PE) assume-se como um instrumento do exercício da autonomia das escolas, consagrada pela Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº46/86), de 14 de outubro, e pelo Decreto-Lei nº 43/89, de 3 de fevereiro, e reforçada pelo Decreto-Lei 75/2008, de 22 de abril, alterado e republicado pelos Decreto-Lei nº 224/2009, de 11 de setembro, e Decreto-Lei nº 137/2012 de 2 de julho, que apoia a tomada de “decisões nos domínios da organização pedagógica, da organização curricular, da gestão dos recursos humanos, da ação social escolar e da gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeira, no quadro das funções, competências e recursos que lhe estão atribuídos.” (ponto 1 do art.º 8º do Decreto-Lei 75/2008). Neste quadro, o PE é o “documento que consagra a orientação educativa do Agrupamento de escolas ou da escola não agrupada, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento de escolas ou escola não agrupada se propõe cumprir a sua função educativa” (alínea (a) do ponto 1 do art.º 9,do Decreto-Lei 75/2008).

Em conformidade com a legislação acima referenciada, este documento plasma o Projeto Educativo (PE) do Colégio La Salle para o triénio 2016-2019, documento de caráter programático e institucional, garante, quer dos alicerces fundamentais da sua ação educativa, quer da matriz de suporte de outros documentos pedagógicos. Construído de forma participada pelos vários agentes da comunidade educativa que foram chamados a pronunciar-se sobre os pontos fortes e as áreas de melhoria, bem como sobre os domínios, os objetivos estratégicos, as metas, os indicadores de desempenho e os meios de verificação dos mesmos, este documento constitui não só um quadro de operacionalização de um projeto de gestão no âmbito da autonomia, mas também um documento de consagração da sua orientação educativa. Como tal, procurou-se que o plano estratégico definido para esta instituição de ensino se adequasse às suas características e aos seus recursos, bem como às solicitações e aos apoios da comunidade em que se insere.

Em síntese, pode afirmar-se que este é um documento fundamental para o Colégio, pois é nele que se define toda a atividade educativa, construída de forma realista, partilhada e avaliável, no sentido da sua melhoria contínua e diferenciação identitária.

Projeto Educativo

Lema do ano
Próximos eventos
  1. Abertura do Ano Pastoral

    Outubro 6 @ 21:00 - 22:30