A missão do Colégio La Salle materializa-se na assunção de um educação integral dos discentes, onde a par de uma aprendizagem assente num currículo coerente e articulado, incidente em saberes relevantes, os axiomas inerentes ao ser humano enquanto pessoa aparecem, de igual forma, contemplados. Tal facto, capacita os discentes para o uso dos diferentes saberes humanos em diversos contextos situacionais. Para levar a cabo tal missão, o Plano Estratégico do Colégio La Salle afigura-se como um documento que define, a médio prazo, as linhas de ação que permitem delinear as metas a alcançar. Assente num outro documento, com um âmbito mais alargado, o Projeto de Missão, documento resultante da I Assembleia da Missão Educativa Lassalista (I AMEL), que expressa o que somos como instituição educativa e por onde e como queremos construir o futuro desta missão, aquele define as principais linhas estratégicas pelas quais orientamos a nossa ação na prossecução de boas práticas institucionais que permitam, quer o sucesso educativo, quer a formação de seres humanos preparados para responder às especificidades da sociedade atual. De igual forma, no início de cada ano letivo a equipa de Missão, equipa que coordena os colégios de Espanha e Portugal, estabelece um lema com base nos valores que constituem o “Caráter Próprio das Escolas de La Salle”. No presente ano letivo o tema integrador, que funciona como lema do ano nas várias atividades curriculares e extracurriculares, é “É Justo e necessário” e pretende trabalhar em toda a comunidade educativa o valor da justiça. Num contexto cada vez mais global onde urge as respostas sociais e humanas a uma realidade em constante mudança é imperativo aprender a conhecer, interpretar e transformar o nosso contexto, o nosso pais e o nosso mundo, transformando-nos em construtores de uma nova sociedade, mais justa, mais fraterna, mais humana.

O presente documento, assente no Projeto Educativo desta instituição e enformado do acima descrito no concernente ao Plano Estratégico e lema do ano, formaliza o Plano de Desenvolvimento Curricular do Colégio La Salle (PDC).

De acordo com os normativos legais em vigor, o Projeto Educativo de Escola (PEE), o Plano de Desenvolvimento Curricular (PDC), o Regulamento Interno (RI) e o Plano de Turma (PT) “constituem instrumentos do exercício da autonomia” das escolas, já que permitem a consignação das particularidades dos diferentes contextos onde a instituição escolar se insere.

O PDC, mais concretamente, possibilita, por um lado, a conexão das exigências a nível nacional com os interesses locais e as características específicas dos contextos socioculturais e, por outro, reconhece as funções educativas exercidas por cada escola-comunidade, veiculadas numa perspetiva formativa, coerente e integrada. O currículo é, assim, entendido como “uma unidade integradora do que se faz aprender a todos os alunos de forma eficaz…, de acordo com o que se considera relevante e necessário na sociedade, num dado tempo e contexto”.

O PDC é considerado “um projeto-de-construção-em-ação” que expõe o modo particular de reconstrução e de apropriação do currículo face a uma situação real, através da definição de opções e de intencionalidades próprias. Neste sentido, requer formas específicas de gestão e organização curricular, adequadas à consecução de aprendizagens contextualizadas. O plano de desenvolvimento curricular converte os programas em propostas de intervenção didática necessárias ao desenvolvimento de práticas educativas.

Com a elaboração deste documento, pretendem definir-se, quer as orientações que permitem ao Colégio construir o seu processo de autonomia no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem com rigor e exigência, quer a proposta de educação em valores (responsabilidade, criatividade, convivência, justiça, interioridade e transcendência) desta instituição, não esquecendo, a promoção da tolerância e do respeito pela cultura, religião e os valores de cada povo promovendo essa educação em valores, através da dimensão pastoral e da formação da comunidade educativa.

De acordo com a legislação em vigor e o Regulamento Interno da escola, o PDC é objeto de parecer do Conselho Pedagógico e carece de aprovação da Direção.

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    Outubro 6 @ 21:00 - 22:30