Palestra sobre Optometria e Ciências da Visão por João Linhares

Com o objetivo de preparar a visita à Noite Europeia dos Investigadores no dia 29 de setembro, os alunos do secundário foram brindados com a oportunidade de assistirem a uma palestra no âmbito da Optometria e Ciências da Visão no passado dia 19 de setembro. A sessão contou com o investigador da Universidade do Minho, João Linhares, que se encontra atualmente a desenvolver lentes coloridas para daltónicos, que lhes permitirão melhorar a visão das cores, aumentando a sua qualidade de vida.

A principal temática abordada durante a palestra foram as ilusões, passando, também, por vários problemas de visão, nomeadamente a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia e, de forma especial, o daltonismo.

Conduzida de uma forma bastante interativa e dinâmica, a palestra permitiu aos alunos uma maior compreensão do sistema ótico do ser humano e das suas deficiências, bem como uma consciencialização da facilidade com que o cérebro humano pode ser enganado, através de, por exemplo, uma simples mudança de contexto.

Deste modo, com recurso a um conjunto de ilusões bem elaboradas e instrumentos ilustrativos, dos quais uns óculos que permitiam experienciar o daltonismo, João Linhares fez perceber aos alunos o quão fascinantes e complexos são o nosso cérebro e a nossa visão, os quais estão em permanente interação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You must be logged in Log in »

Lema do ano
Próximos eventos
  1. Festa de Natal Colegial

    Dezembro 15 @ 20:30 - 23:00
%d bloggers like this: