Olimpíadas Portuguesas da Biologia 2019

As Olimpíadas da Biologia são uma competição a nível nacional que têm como objetivo cativar o interesse dos alunos pela disciplina, avaliar o conhecimento da população jovem sobre esta, fazer com que estes tenham um contacto mais real com a biologia universitária e fomentar as relações pessoais entre alunos de diferentes partes do país.

São constituídas por três eliminatórias: a primeira e a segunda são testes de escolha múltipla, realizados nas respetivas escolas, e a terceira consiste na realização de três provas práticas, neste caso na universidade do Algarve.

“Realizei a primeira prova com pouca esperança, tentando acertar o maior número de respostas, em 30 perguntas”. “Parece que, de alguma forma, consegui passar para a segunda eliminatória”. “Se na primeira me senti com pouca fé, na segunda, constituída por 62 perguntas, as minhas expectativas eram ainda mais baixas. Respondi como pude, e após me ter consciencializado de que seria o fim da linha, tive a notícia de que me consegui apurar para a terceira e última eliminatória. Foi um momento feliz para mim, principalmente por saber que iria formar novas amizades. Para esta eliminatória passam os 40 melhores do 12º ano, e os 10 melhores do 11º ano. No ano passado também me qualifiquei, acabando por ficar em 6º lugar do 11º ano a nível nacional. Estava agora entre os 40 melhores do 12º ano.”

A terceira eliminatória teve lugar a 27 de abril de 2019, na Universidade do Algarve. Foram realizadas três provas com temas diferentes: histologia animal, fisiologia vegetal e anatomia de vertebrados. “Tinha ficado com a sensação de que não me correram muito bem”. Após a realização das provas ainda nos foi dada a oportunidade de termos uma tarde no Zoomarine e conhecermos melhor os golfinhos, o que foi agradável para aliviar do stress das provas.

“Foi-me dada a notícia, no dia 6 de maio, de que fiquei nos 10 melhores dos 40 alunos do 12º ano. Nem conseguia acreditar. Depois de tantas baixas expectativas, correu melhor do que estava à espera.”

No dia 25 de maio deste ano terá lugar uma cerimónia de entrega de prémios, na qual serão revelados os lugares de cada aluno, e aqueles que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Biologia, que terão lugar na Hungria (os 4 primeiros classificados), e nas Olimpíadas Iberoamericanas da Biologia, que terão lugar na Bolívia (do 5º ao 8º classificado).

“Apesar de agora querer ficar num bom lugar, já consegui aquilo queria: foi uma oportunidade incrível para conhecer excelentes pessoas que partilham a minha paixão, a biologia, e isso não mo podem tirar.”

Márcio Campos, 12.º A

Next

Comments are closed.
Lema do ano
Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

%d bloggers like this: