Comemorações Tricentenário

La Salle celebra o Tricentenário da morte do seu fundador São João Batista De La Salle durante os próximos 365 dias

  •  Os atos do Tricentenário serão inaugurados em todos os centros La Salle através da colocação de uma faixa comemorativa que se exibirá nas obras educativas durante um ano inteiro.
  • Outras datas destacadas ao longo deste ano de celebrações serão o 7 de abril, dia da morte de São João Batista De La Salle; 30 de abril, dia do seu nascimento; e o 15 de maio, festa do Fundador.
  • O ano do Tricentenário quer recordar, além do fundador, a atualidade do carisma e a identidade lassalistas, que têm marcado a missão dos Irmãos das Escolas Cristãs e daqueles que formam parte da família lassalista.

La Salle celebra durante os próximos 365 dias o Tricentenário da morte do seu fundador São João Batista De La Salle, uma data que a partir da Instituição se quer recordar com alegria e que será o centro de diversos atos e atividades que as obras educativas e comunidades de Irmãos realizarão ao longo dos próximos meses.

Como ponto de partida desta efeméride, no próximo dia 21 de novembro, aproveitando o Tricentenário, os centros educativos La Salle colocarão nas suas instalações uma faixa comemorativa por meio da qual se quer recordar não só a figura de São João Batista De La Salle, mas  também o carisma e a identidade lassalistas, e a todos os que durante estes três séculos se uniram à missão dos Irmãos das Escolas Cristãs, para “juntos” fazê-la crescer, superando dificuldades e barreiras no tempo e no espaço.

Outras datas importantes dentro do programa do Tricentenário serão o 7 de abril de 2019, recordando o dia em que faleceu, em Ruão, São João Batista De La Salle, o dia 30 do mesmo mês, quando nasceu o fundador em Reims, e o dia 15 de maio, data em que São João Batista De La Salle foi nomeado por Pio XII padroeiro universal dos educadores.

A missão de La Salle continua a ser olhar a realidade, deixando-se impressionar e trabalhar para dar a melhor das soluções, desde a educação, a quem mais necessita, em qualquer parte do mundo, tentando construir uma sociedade mais justa e solidária, adaptando-se às diferentes realidades multiculturais daqueles lugares e chegando a eles através da responsabilidade, da criatividade, a justiça, a convivência, a interioridade e a transcendência.

 

 Sobre La Salle

La Salle é uma instituição enraizada em quase uma centena de países, dedicando-se à educação baseada em valores humanos e cristãos. Um dos seus objetivos é potenciar o desenvolvimento das capacidades para chegarem a ser pessoas autónomas, competentes, criativas e comprometidas na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Está aberta, como instituição, ao próprio meio, prestando atenção às exigências e necessidades do mundo educativo, laboral e empresarial, e comprometida em levar para a frente o seu projeto como comunidade educativa. Para isso conta com uma equipa de profissionais competentes focados na melhoria contínua e a inovação.

Os centros educativos La Salle recebem o nome de São João Batista de La Salle que, no fim do séc. XVII se associou a alguns mestres para criar escolas dedicadas aos meninos pobres. Com eles fundou o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs.

João Batista e estes mestres, vivendo e refletindo juntos, chegaram a partilhar o mesmo espírito que dava pleno sentido à sua tarefa educadora. Aqueles mestres transformaram-se em Irmãos, pessoas que se consagram a Deus em comunidade e se comprometem a viver juntos e por associação ao serviço educativo dos pobres.

 

Informação de contacto

Departamento de Comunicação La Salle ARLEP

Silvia Pompa Fernández

Correio eletrónico: comunicacionarlep@lasalle.es

Telefones: +34 660 80 31 96 / +34 91 725 00 30

Comments are closed.
Lema do ano
Próximos eventos
  1. Festa de Natal 2018

    Dezembro 14 @ 21:00 - 23:00
%d bloggers like this: