Caros Pais e Encarregados de Educação:

A utilização de telemóveis por parte dos alunos quer nas salas de aulas, quer no restante recinto escolar tem vindo a motivar reflexão nas escolas. Hoje em dia, genericamente, todos os alunos têm telemóveis e se é verdade que existem alunos que o utilizam corretamente e de forma equilibrada outros há que não o conseguem fazer.

Em alguns casos, o facto dos alunos possuírem um telemóvel com acesso à internet, expõem-nos a inúmeros perigos derivados do mau uso que, muitas vezes sem terem consciência, fazem de um instrumento com enormes potencialidades.

Existe, também, o problema da falta de socialização entre as crianças, que passam muito tempo no telemóvel durante o intervalo em vez de brincarem ou conviverem, atividades fundamentais para o seu desenvolvimento e para a construção de relações interpessoais positivas.

Contudo, são várias as situações pedagógicas em que é possível utilizar o telemóvel em sala de aula de forma orientada e articulada, com ganhos para todos. Cada escola tem autonomia para tomar essas decisões de forma a haver uma correta utilização dos telemóveis no seu recinto.

No nosso entendimento a melhor estratégia para impedir a má utilização dos dispositivos tecnológicos nas escolas passa por encontrar formas de, naturalmente, incentivar nos alunos a não utilização de telemóveis em período letivo, ou seja, desligá-los.

Tendo-se registado algumas situações em que os alunos não respeitaram as normas estabelecidas pelo Colégio, no que diz respeito à utilização dos telemóveis, a Direção relembra alguns aspetos:

– Recomenda-se que os alunos não tragam o telemóvel para a o Colégio. Em caso de necessidade os Pais e Encarregados de Educação poderão entrar em contacto com os seus filhos através do telefone do colégio (253831249 e 967617457). Nos casos em que a utilização do telemóvel seja imprescindível os alunos devem mantê-lo na mochila ou no cacifo evitando o seu uso durante os recreios e o intervalo de almoço.

– É expressamente proibido utilizar quaisquer equipamentos tecnológicos, designadamente telemóveis onde decorram aulas ou outras atividades formativas ou reuniões de órgãos ou estruturas da escola em que participe, exceto quando a utilização de qualquer dos meios acima referidos esteja diretamente relacionada com as atividades a desenvolver e expressamente autorizada pelo professor ou responsável pela Direção. Assim sendo, durante as aulas os telemóveis têm de permanecer desligados e guardados na mochila ou no cacifo. Nos casos em que estas indicações não sejam respeitadas pelos alunos os docentes retirarão o telemóvel ao aluno sendo este devolvido ao seu Encarregado de Educação.

– Não se pode usar telemóvel no interior da cantina.

– É expressamente proibida a existência de telemóveis no interior dos balneários. Assim, no início da aula, o professor de Educação Física recolhe os telemóveis e entrega-os no final da aula.

– Os alunos não podem difundir, no Colégio ou fora dele, nomeadamente, via internet ou através de outros meios de comunicação, sons ou imagens captados nos momentos letivos e não letivos, sem autorização da diretora do Colégio.

– É proibido o carregamento de telemóveis ou carregadores portáteis nas instalações do colégio.

– O colégio não se responsabiliza pelos furtos ou danos que eventualmente ocorram com este tipo de material.

O incumprimento destas normas constituem infração disciplinar passível de medida corretiva ou disciplinar sancionatória. Os alunos que usem indevidamente os telemóveis provocando ofensas na dignidade pessoal dos membros da comunidade educativa serão alvo de uma medida educativa disciplinar de correção.

Certos da compreensão de todos os Pais e Encarregados de Educação, contamos com o vosso apoio e colaboração nesta matéria, sensibilizando os vossos filhos para a utilização adequada do telemóvel e para o cumprimento das regras anteriormente referidas.

A Direção

Lema do ano
Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.