O basquetebol (do inglês basketball) é um desporto no qual competem duas equipas constituídas por cinco jogadores cada. O objectivo é acertar com a bola, fazendo com que ela entre dentro dos aros do cesto da equipa adversária, que se encontra a 3.05 metros de altura. É por essa razão que o basquetebol costuma ser jogado por pessoas de grande estatura.

Este jogo foi inventado pelo professor canadiano de educação física James Naismith, em Dezembro de 1891. Naismith tencionava criar uma modalidade que os jovens pudessem praticar em recinto fechado (num ginásio) em tempo de Inverno.

Assim nasceu o basquetebol, cujas partidas, actualmente, têm uma duração de 40 minutos (quatro períodos de 10 minutos cada uma). A excepção a esta regra é a liga norte-americana da National Basketball Association (NBA), considerada a melhor do mundo, cujos jogos demoram 48 minutos (quatro períodos de 12 minutos). Convém destacar que existem várias regras diferentes entre a NBA e a Fédération Internationale de Basketball (FIBA), isto é, o organismo que rege este desporto à escala internacional.

 

Basquetebol Iniciados Masculinos (alunos nascidos em 2003 e 2004)

Professor Responsável: Pedro Nuno Faria

Horário dos Treinos

DIASegunda-feiraSexta-feira
HORA13h30 - 14h1512h45 - 13h30
Lema do ano
Próximos eventos
  1. Encontro de Coros de Barcelos

    Novembro 24 @ 21:30 - 23:00