Nos dias de hoje, a escola e os professores não podem ser meros reprodutores das políticas centralmente definidas. Existe a necessidade de conjugar as políticas nacionais, com medidas delineadas a nível local para criar condições de sucesso para os alunos. É de caráter urgente a capacidade de resposta da escola face à sociedade de hoje, cada vez mais individualista e competitiva. O desafio da escola, como instituição, é o de construir cidadãos responsáveis, autónomos e com valores.

No sentido da configuração de uma nova forma de funcionamento do Colégio La Salle, capaz de dar resposta aos desafios da sociedade moderna e às necessidades dos alunos, seguindo o exemplo de outros centros La Salle, tem-se implementado a Aprendizagem Cooperativa no Colégio.

Pretende-se a adoção de uma nova pedagogia que privilegie a capacidade de atuar e organizar o conhecimento individual e coletivamente em função dos problemas e questões que se reinventam permanentemente, processar informação e aplicá-la a novas situações. É uma alternativa pedagógica que valoriza o papel dos pares no processo de ensino – aprendizagem, a promoção de competências sociais e a satisfação de objetivos individuais numa relação de interdependência e reciprocidade positivas.

Desta forma, através da implementação desta metodologia, e à luz da filosofia da Aprendizagem Cooperativa, a escola pretende melhorar o percurso escolar dos discentes, elevando o nível e a qualidade do processo educativo para elevar os níveis de sucesso. Para conseguir atingir estes objetivos foram criadas várias estruturas que possibilitam a aplicação prática de todos estes pressupostos, nomeadamente: Metodologia de Recompensa; Grupos formais de trabalho cooperativo; Assembleias de Turma e de Ano e ainda a generalização da utilização de técnicas cooperativas no desenvolvimento de vários conteúdos programáticos, nas diversas disciplinas.

A metodologia de recompensa surgiu para dar resposta à necessidade sentida por todos os professores de criar nas salas de aula um ambiente favorável à aprendizagem baseada na responsabilização pessoal e dos pares. Desta forma, no final de cada semana os alunos são recompensados de acordo com o seu desempenho em vários aspetos, tais como: responsabilidade, competências sociais e trabalho cooperativo.

Os Diretores de Turma são os principais dinamizadores desta dinâmica, promovendo as condições essenciais para o correto funcionamento dos grupos cooperativos: a interdependência positiva, a responsabilidade individual e de grupo, a interação face a face, as competências sociais e a avaliação do processo de grupo.

A implementação da metodologia será coordenada por uma equipa de docentes, a qual se reunirá semanalmente e coordenará as reuniões de formação da equipa educativa, apoiando os docentes na sua implementação.

A Aprendizagem Cooperativa está perfeitamente de acordo com a Pedagogia Lassalista uma vez que privilegia a cooperação, a ajuda e a responsabilização pessoal e de grupo como chaves para o sucesso, criando nos alunos competências que lhes permitem interagir de forma eficaz com os seus pares.

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